sábado, 28 de janeiro de 2012

Profissões do futuro: você sabe quais serão? - Andresa Cazarine Mendes

Estive na Câmara Americana de Comércio de São Paulo – AMCHAM – para ouvir um professor e dois profissionais de recursos humanos falarem sobre as profissões do futuro e o seu impacto no dia a dia das universidades e das empresas.

O Prof. Dr. James Wright da USP iniciou apresentando os resultados de uma pesquisa junto a 112 altos executivos no País, conduzida pela consultoria Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da Fundação Instituto de Administração (FIA) e reforçada por diversas outras sondagens informais.

Segundo esse estudo as principais profissões do futuro no Brasil estarão ligadas às áreas de sustentabilidade, inovação, comércio internacional e qualidade de vida, sendo as seguintes carreiras com maiores oportunidades nos próximos anos:

Gerente de Eco-relações: com a função de comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos – 72% dos respondentes

Chief Innovation Officer: com a responsabilidade de interação com diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações – 67% dos respondentes

Gerente de Marketing e-Commerce: com o objetivo de desenvolver e implementar estratégias web para vender produtos e serviços – 46% dos respondentes

Conselheiro de Aposentadoria: profissional responsável por ajudar a planejar a aposentadoria – 39% dos respondentes

Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada: responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários a atingirem níveis avançados em suas áreas de especialização – 35% dos respondentes

Bio-informationists: com a função de trabalhar com informações genéticas, servindo como uma ponte para cientistas que atuam no desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas – 34% dos respondentes

Técnico em Telemedicina: especializado em oferecer diagnóstico médico para pessoas em áreas remotas – 34% dos respondentes

A pesquisa da Profuturo identificou ainda as carreiras tradicionais que serão mais demandadas: Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Relações Internacionais, Turismo, Farmácia, Bioquímica e Administração de Empresas.

Alessandro Vay, Gerente de Recursos Humanos da Samsung, apresentou a carreira de Product Marketing como uma das mais promissoras para o futuro da empresa. Basicamente trata-se de um cargo da área de Marketing onde o profissional trabalha com desenvolvimento de produtos. Para os aspirantes a esse cargo não pode faltar espírito investigativo para entender o que o cliente final deseja, não se esquecendo da funcionalidade do produto para o dia a dia – pré requisito para qualquer produto da Samsung. “Será necessário desenvolver produtos e serviços que façam parte das vidas das pessoas. Para isso, serão fundamentais profissionais conectados com idéias”.

Outras carreiras citadas por Alessandro são ligadas a sustentabilidade e compliance (ações para conformidade com leis e regulamentações).

Google para se preparar para o futuro antecipa a busca de profissionais em escolas de ensino médio. Segundo Monica Santos, head de Recursos Humanos da Google na América Latina, é fundamental que se estimulem os jovens para que escolham carreiras promissoras, onde haverá vagas de emprego, como por exemplo, engenharia de software.

Atualmente, a Google no Brasil, conta com uma parceira, a Universidade Federal de Minas Gerais, visando criar um pólo de desenvolvimento de software. Além disso, investe em treinamentos, incluindo a preparação de profissionais para atuarem em funções que ainda não contam com cursos formais.
_________________________________________________________________
Andresa Cazarine Mendes
Bacharel em Psicologia pela PUC-SP, especializada em Administração de Empresas pela mesma instituição. Iniciou sua carreira profissional na área de recrutamento e seleção na empresa Natura Cosméticos. Atua de forma generalista na área de recursos humanos há 11 anos trabalhando em empresas de diferentes segmentos, tais como: cosmético, farmacêutico, TI, serviços e logística. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Pessoas na Proativa RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário