quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Você é introvertido ou extrovertido? Veja os cargos que mais se adequam à sua personalidade

Um entrevista de emprego é geralmente o momento em que um empregador passa a conhecer a personalidade do candidato para ver se ele é a pessoa certa para o trabalho. Mas e se você pudesse escolher um trabalho de acordo com a sua personalidade?

Enquanto as pessoas extrovertidos tendem a ser entusiastas, empolgadas, assertivas e cativantes, as introvertidos tendem a ser mais reservadas e menos sinceras quando estão em grupo. Apesar de estas características não serem os únicos fatores na escolha de um emprego, elas podem ajudar para saber que tipo de papel em uma empresa poderia ser mais adequado a você.

Um estudo realizado pela CareerBuilder descobriu que pessoas extrovertidas são mais propensas a ocupar funções de gestão – 22% contra 18% dos introvertidos. “Os dados indicam que os extrovertidos estão mais preparados para ocupar posições superiores, já que profissionais nestes cargos constantemente lidam com questões como relacionamento, falar em público, etc.”, diz Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos da CareerBuilder. “O que não quer dizer que um introvertido não possa assumir um cargo alto em uma empresa. Algumas pessoas introvertidas se tornam extrovertidas justamente porcrescerem profissionalmente e consequentemente passarem por esta transformação” afirma Haefner.

Quando se trata de salário, os dois tipos de personalidade estão em pé de igualdade: Ambos, extrovertidos e introvertidos, estão aptos a receberem salários aproximados.

Confira abaixo uma lista das profissões listadas de acordo com o tipo de personalidade – extrovertida ou introvertida – que mais se enquadram nelas:

Cargos onde os extrovertidos se saem melhor:
Trabalhador da construção civil
Farmacêutico
Terapeuta
Organizador de eventos
Enfermeira
Publicitário
Policial
Bombeiro
Vendedor
Contador
Analista financeiro
Representante comercial
Artista de rua

Cargos onde os introvertidos se saem melhor:
Artista / Designer
Engenheiro
Chef de cozinha
Médico
TI – Desenvolvedor/ programador
Operador de máquina de montagem
Mecânico
Editor / Escritor
Cientista
Veterinário
Motorista de caminhão
Advogado
Professor

*Este artigo é uma adaptação da versão publicada no blog da CareerBuilder, grupo do qual o Portal CEVIU faz parte


Nenhum comentário:

Postar um comentário