terça-feira, 12 de novembro de 2013

Não Jogue a Toalha!

“Saber perder é tão essencial quanto saber ganhar”
Gilclér Regina
Muitas pessoas vivem uma vida inteira adubando o terreno para os outros. Quantas pessoas você conhece que jogaram a toalha, o lenço branco da desistência, após algumas trombadas pela vida? Deixaram o terreno adubado para que algum motivado aparecesse e continuasse a sua tarefa e tivesse resultados, mais rápido.

Assim como um campeonato esportivo, a vida também é feita de vitórias e derrotas. Não conheço time algum que só tenha vencido. Pelo contrário, conheço excelentes times, campeões, que sofreram tremendas derrotas, algumas até vexatórias, para equipes sem nenhuma expressão.

Há sempre inúmeras explicações e justificativas para as derrotas, mas nenhuma explicação ou justificativa muda o resultado do jogo. Palavras são palavras, desculpas são desculpas, promessas são promessas, mas o que vale mesmo são os resultados. No entanto, ainda precisamos entender também que perder faz parte do jogo. 
Da mesma forma não conheço nenhum esportista individual que não tenha sofrido uma derrota. Grandes atletas já experimentaram o amargo sabor de uma derrota. O que essas pessoas fazem quando perdem é analisar os erros que as levaram à derrota e em seguida mudam suas atitudes, treinam mais. 

E o bom treinador aproveita a derrota para mostrar para a sua equipe que não se pode diminuir, esnobar ou menosprezar um adversário, por menor ou mais fraco que seja. Ele aproveita a derrota para mostrar que não se pode ter "salto alto" e que a humildade é um atributo de valor para qualquer ser humano.
A missão é vencer, motivando toda equipe e cada uma das pessoas que pertencem a ela para que esqueçam a derrota e se lembrem de que são vencedores. A derrota foi apenas um acidente que todos experimentam um dia na vida, mesmo os campeões. 

Essa é a atitude e o comportamento que temos que ter frente às derrotas que acontecem na vida. Nem sempre ganhamos. Muitas vezes, nossas derrotas, pequenas ou grandes, são inexplicáveis para nós mesmos. Tentamos explicar, justificar, entender... Mas nada nos fará reverter o resultado do jogo perdido e da derrota passada.

Nessa hora o importante é “não jogar a toalha" e tirar as lições da derrota, treinar com mais afinco ainda e voltar a vencer, com motivação, vontade e determinação. Ficar "curtindo" a derrota pode nos levar à depressão e nos tornar eternos derrotados. 

Saber perder é tão essencial quanto saber ganhar. Não jogue a toalha, treine muito para ser um campeão na vida e saiba fazer com que a sua viagem seja tão boa quanto seu destino. Corra na frente! Seja seta e não seja alvo! 
Colaboração Jorge Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário