sexta-feira, 21 de março de 2014

TORNE UMA CRÍTICA EM FEEDBACKS CONSTRUTIVOS

O ato de criticar é um ótimo teste para suas habilidades de comunicação. Usando a técnica adequada, você consegue transformar um comentário    aparentemente negativo em uma mensagem motivadora para todos os envolvidos. O tom de voz e a escolha das palavras são fundamentais para ter sucesso na empreitada. Se você demonstrar  irritação prepare-se para enfrentar problemas – as pessoas perceberão seu nervosismo e se encolherão de medo. E se, para piorar, você for demasiadamente rude, sua crítica pode se tornar uma questão pessoal.

Veja como tornar uma critica num feedback construtivo:

Seja direto: Quando a situação é desconfortável, nossa tendência é demorar a entrar no assunto, mas o resultado é que isso só aumenta a agonia. Tente apresentar seu feedback de modo objetivo, sem subterfúgios ou explicações desnecessárias.

Verifique suas suposições: Deixe bem claro que você acredita na capacidade do funcionário de melhorar. Faça seus feedbacks, mas deixe nas entrelinhas uma mensagem positiva. “Você pode fazer melhor” é sem dúvida mais animadora do que “Você é uma causa perdida”.

Preserve a autoestima do colaborador: Tranqüilize-o dizendo “Talvez você não esteja sabendo...” ou “Tenho uma sugestão e gostaria de ouvir sua opinião”.

Fale de maneira sincera e positiva. Se seu feedback for bem intencionado, não há motivo para se mostrar hesitante, frio ou insensível. O nível de entusiasmo da sua voz vai definir o tom da resposta do colaborador.


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