segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Cinco situações em que um líder deve dizer “não” – Luciana Brito sobre Jon Elvekrog

Liderança exige tomar decisões. 

E embora vivamos em um mundo repleto de dados, muitas dessas decisões têm de ser feitas baseadas em uma quantidade insuficiente de informações e enfrentando dilemas, em que ambos os lados apresentam bons argumentos para optar por eles.

Por isso, como destaca Jon Elvekrog, fundador e CEO da 140 Proof, em artigo (http://www.entrepreneur.com/article/250680) no Entrepreuner de setembro de 2015, todo líder precisa aprender a dizer “não” para fazer com que seu negócio mantenha-se focado em seus objetivos. 

Para ilustrar a importância disso, ele cita cinco situações em que dizer ‘não” pode ser a melhor decisão.

A primeira é dizer “não” para uma má ideia. Apesar disso parecer simples, muitas vezes, recusar levar uma má ideia adiante demanda muito tempo desperdiçado em tentativas de “valorizar” a ideia ou seu idealizador antes de apresentar a decisão negativa.

Para Elvekrog, quanto mais talento e experiência estão envolvidos na situação menos explicações e “voltas” são necessárias para recusar a ideia. Ele lembra que, nesses casos, talvez seja necessário um coaching para novos colaboradores, que ainda não desenvolveram uma certa “calosidade” no ego e no orgulho para enfrentar essas situações.

Outra situação é aquela justamente oposta, quando se tem de dizer “não” para uma boa ideia. Se o produto ou serviço já é bom mas há várias ideias para aprimorá-lo, deve-se ter extremo cuidado para não tentar colocá-las em prática todas de uma vez só.

Segundo Elvekrog, isso pode confundir seus clientes. Para prevenir isso, ele recomenda que os líderes devem se perguntar constantemente sobre suas metas para um determinado período e como as novas ideias podem ajudar nessa direção. Aquelas que não ajudarão diretamente naquele momento devem ser recusadas ou postergadas.

Por incrível que pareça, às vezes, é importante dizer “não” para um cliente. Um exemplo disso é quando o cliente pede algo que pode comprometer seu negócio, como uma exclusividade na comercialização de seu produto. O líder deve sempre pensar primeiro no negócio, antes de pensar no cliente.

Dizer “não” a um de seus vendedores é outra situação muitas vezes necessária, pois em alguns casos eles estão expressando uma demanda dos clientes. E essa demanda pode significar uma alteração no perfil de seu negócio. O desafio aqui é perceber se a demanda significa uma nova oportunidade para o negócio ou algo que vai comprometer sua operação.

Por fim, um líder deve saber dizer “não“ para um candidato. Mesmo quando você reconhece que o candidato tenha as habilidades, experiência e conhecimentos necessários para a função, caso você perceba que ele não terá possibilidade de prosperar na empresa, o melhor é não empregá-lo.

Elvekrog afirma que com o passar dos anos aprendeu a importância de dizer “não”, especialmente nessas situações.

Segundo ele, aprender a dizer “não“ é importante para um líder não apenas para poupar tempo e dinheiro da organização, mas principalmente para manter o negócio focado em seus objetivos e metas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário