domingo, 31 de janeiro de 2016

5 mensagens de sucesso

PRIMEIRA MENSAGEMNão confiem no convencional. 

Estratégias de carreiras profissionais que foram vitoriosas durante a maior parte do século que se findou não oferecem mais o mesmo nível de sucesso nesse início de milênio. Fujam de carreiras lineares dentro de uma mesma empresa. Sejam multifuncionais (no passado se dizia “polivalentes”). Não desperdicem seus talentos contribuindo para perpetuar burocracias. Inovação, Flexibilidade e Agilidade serão as marcas registradas do século XXI.


SEGUNDA MENSAGEM: Nunca parem de crescer e de se desenvolver. 

O aprendizado contínuo é fundamental para o sucesso, pois o conhecimento virou um bem (“commodity”) perecível. A única competência durável que cada um de vocês poderá dispor daqui para frente será a capacidade de cada um de aprender de forma contínua. E de aplicar no dia-a-dia os conhecimentos adquiridos. Todos aqui presentes somos cidadãos do que se convencionou chamar de ‘Sociedade do Conhecimento’. Alerto-os para o fato de que ao mesmo tempo em que nunca tivemos acesso a tanta informação, nunca tivemos tão pouca certeza sobre o nosso próprio Ser. Esse será o grande paradoxo do nosso futuro.


TERCEIRA MENSAGEM: Conciliem a vida profissional com a vida pessoal e familiar. 

O sucesso profissional não e o único critério da felicidade humana. O profissional verdadeiramente bem sucedido também o é nas outras esferas da vida. Por exemplo, não releguem a segundo plano o exercício da cidadania plena e atuante nas comunidades onde vivem.


QUARTA MENSAGEM: Realizem o seu potencial. 

Sonhem alto e persigam a realização de seus sonhos. O desejo e a determinação constituem-se na forca motriz essencial para vencer nos dias de hoje. Isto será ainda mais determinante no futuro. A capacidade de sonhar e de criar serão vantagens competitivas no novo milênio.


QUINTA MENSAGEM: Não sigam os conselhos de ninguém, nem mesmo esses meus quatro anteriores se não acreditarem neles. 

Sigam sua intuição e suas vozes internas. Cada qual sabe melhor que ninguém o que é melhor para si. A tecnologia muda diariamente, mas a velha chave do sucesso continua a ser escrita com seis letras:

P-A-I-X-Ã-O

Apaixonem-se pelas suas missões ou tarefas. Caso contrário, mudem, pois jamais terão sucesso no seu sentido mais profundo.

Autoria desconhecida.


24 toques para ser mais feliz - Roberto Shinyashiki

01 - Seja ético.

A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

02 - Estude sempre e muito.

A glória pertence àqueles que têm um trabalho especial para oferecer.

03 - Acredite sempre no amor.

Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

04 - Seja grato(a) a quem participa de suas conquistas.

O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.

05 - Eleve suas expectativas.

Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

06 - Curta muito a sua companhia.

Casamento dá certo para quem não é dependente.

07 - Tenha metas claras.

A História da Humanidade é cheia de vidas desperdiçadas: amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras o sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e dinheiro.

08 - Cuide bem do seu corpo.

Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os outros gostarem também.

09 - Declare o seu amor.

Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos (sobretudo no amor). Mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.

10 - Amplie os seus relacionamentos profissionais.

Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.

11 - Seja simples.

Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação desnecessários.

12 - Não imite o modelo masculino do sucesso.

Os homens fizeram sucesso a custa de solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem dúvida, temos mais a aprender com as mulheres do que elas conosco. Preserve a sensibilidade feminina - é mais natural e mais criativa.

13 - Tenha um orientador.

Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas decisões, caso precise.

14 - Jogue fora o vício da preocupação.

Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem ... Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.

15 - O amor é um jogo cooperativo.

Se vocês estão juntos é para jogar no mesmo time.

16 - Tenha amigos vencedores.

Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.

17 - Diga adeus a quem não o(a) merece.

Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você estiver com um marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue, doe... e deixe o espaço livre para um novo amor.

18 - Resolva!

A mulher/homem do milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários.

19 - Aceite o ritmo do amor.

Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.

20 - Celebre as vitórias.

Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

21 - Perdoe!

Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.

22 - Arrisque!

O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.

23 - Tenha uma vida espiritual.

Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Reze antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de inspiração.

24 - Muita Paz, Harmonia e Amor... sempre!







sábado, 30 de janeiro de 2016

DIÁLOGO DO FILME MATRIX

SMITH: 

Por que, Sr. Anderson? 

Por que você faz isso? Por que levantar-se? Por que se manter lutando? 

Você acredita que está lutando por alguma coisa? Por algo mais que sua sobrevivência? 

Você pode me dizer   o que é? Você sabe o que é? Por liberdade? Ou verdade? Talvez paz? Sim? Não? 

Poderia ser por amor? 

Ilusões, Sr. Anderson. Caprichos da percepção. Construções temporárias de um  intelecto humano fraco, tentando desesperadamente justificar uma existência sem significado ou propósito. Vidas tão artificiais quanto a própria matrix. Embora somente a mente humana poderia ter inventado algo tão insípido como o amor. 

Você deve ser capaz de enxergar. Você deve saber disso agora. Você não pode vencer. Não há sentido em continuar lutando. 

Por que Sr. Anderson? Por que? Por que você persiste?

NEO:

Porque EU escolhi fazê-lo.


O animal satisfeito dorme - Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece.
Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a idéia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar,EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na idéia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…
Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella

Tudo depende de mim - de Charles Chaplin

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o 

relógio marque meia-noite. 

É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo… ou agradecer às águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro… ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde… ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria…. ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar…. ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com as tarefas da casa… ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.

Posso lamentar decepções com amigos… ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser ser.





sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Por que você faz o que você faz? - Martha Gabriel

Por que fazemos cada uma das coisas que fazemos todos os dias? 

Comprar algo, ler um livro, assistir um determinado filme, comer um alimento específico, trabalhar em alguma atividade, dormir de um jeito, conversar com alguém, estudar um assunto, etc.? Parece uma pergunta óbvia para a qual todos nós deveríamos ter a resposta. No entanto, frequentemente não temos.

A importância de pensar sobre cada ação que adotamos em nossas vidas, mesmo nos horários de lazer, é que quando tomamos consciência de nossos atos, damos significado a eles e assumimos a nossa responsabilidade para conosco e com o mundo. A vida é o que fazemos e não o que acontece com a gente. Quando não somos conscientes, somos vítimas e, ao mesmo tempo, assassinos: de tempo, dinheiro, qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

Por exemplo, recentemente parei para pensar porque eu assistia determinadas séries americanas e me dei conta que várias delas nada acrescentavam ao meu crescimento ou bem-estar e que, na realidade, eram assassinas do meu tempo – em outras palavras, elas não valiam as horas que eu “perdia” com elas. Por outro lado, outras são excelentes para mim, ampliando em algum grau as minhas reflexões sobre o mundo e sobre mim mesma.

A regra é simples e vem da física básica: toda ação provoca uma reação. 

Tudo o que fazemos, por menor que seja, transforma o mundo ao nosso redor, que nos transforma de volta. Os budistas chamam isso de karma e prestam muita atenção ao cria-lo a cada momento, pois isso determinará a sua felicidade futura. Outros chamam de “lei da retribuição”. As religiões que acreditam em reencarnação têm essa filosofia bastante enraizada em suas diretrizes, mas acredito que, independente da fé que você pratique, agir conscientemente é essencial para o desenvolvimento de uma vida produtiva e feliz para você e para tudo ao seu redor.

Conforme agimos mais conscientemente, passamos a nos conhecer melhor e a ser mais sustentáveis. Quando penso deliberadamente em cada “porque” de cada ato meu, analiso a minha essência e as motivações pelas quais ajo. Existe uma máxima que diz que “a raiz de toda mágoa é a expectativa”, assim, se não nos conhecemos, temos expectativas erradas tanto em relação a nós mesmos quanto aos outros. Além disso, quando nos conhecemos, sabemos melhor o que queremos no mundo e passamos a agir para atender as nossas verdadeiras necessidades (e não as dos outros, as expectativas dos outros). 

A partir daí, tendemos a parar de consumir tudo o que não nutre verdadeiramente a nossa felicidade: 
coisas, informações, alimentos, relacionamentos, enfim, tudo. Isso é uma das principais consequências dos nossos atos conscientes e contribui significativamente para a sustentabilidade do mundo e da nossa alma nos permitindo entrar em alinhamento com o nosso verdadeiro “ser”.

Conforme vivemos, mudamos ao longo do tempo, e por isso, é essencial fazer essa checagem sempre, sob o risco de continuarmos a fazer coisas que só faziam sentindo no passado, mas que não precisamos/queremos/gostamos mais. 

O que é bom e natural para uma criança, não é para um adolescente ou para um adulto. 

Temos que mudar todos os dias para continuarmos a ser nós mesmos, e, nesse processo, quando temos consciência das nossas ações, elas contribuem para esse desenvolvimento ao invés de atrapalha-lo. Se continuarmos a fazer as mesmas coisas sem pensar, podemos estar inconscientemente nos sabotando.

Assim, desejo que 2015 te leve para o futuro em uma viagem de auto conhecimento e consciência dos seus atos e que para cada um deles você seja capaz de responder: “porque você faz o que você faz, a cada instante?”.

Como já dizia Confúcio, “Onde quer que você vá, vá com todo o seu coração”. Isso muda tudo!


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

NÃO SEI - MAX GEHRINGER

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena:

Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e alí... aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:

- Será que vai chover hoje?
Se você responder "com certeza"...a sua área é Vendas:
- o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.

Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a sua área é Marketing:
- o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.

Se você responder "sim há uma boa probabilidade"...você é da área de Engenharia:
- o pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.

Se a resposta for "depende"...você nasceu para Recursos Humanos:
- uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.

Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"...você é da área de Contabilidade:
- o pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.

Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas":
- então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder "não sei" há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à diretoria da empresa.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe.

Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.

"Não sei", é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo e pré dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.

Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa.

Por quê?

Eu sinceramente "não sei".



quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O Paradoxo do Nosso Tempo - George Carlin

O texto não é novo mas sempre nos leva a reflexões importantes. Abraços, Lucchesi

Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.

Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.

 Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.

Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas".

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado.


8 competências comuns às pessoas de sucesso – Izabel Failde

Olá

A vida que você tem é consequência direta de tudo o que você faz.

Suas ações de hoje são as sementes que irão frutificar – ou não – amanhã.

Está em suas mãos agir para colher bons e belos frutos ou, simplesmente, ficar contente (talvez passivamente?) com aquilo que você tem.

Fique tranquilo, não quero provocar polêmicas. A ideia que proponho é você valorizar o que tem, o que a natureza oferece, o que o Universo contempla e você pode fazer isso de duas formas: 

Valorizar passivamente, reconhecendo o que acontece ao seu redor e, ao mesmo tempo, esperando que as coisas apareçam na sua vida.

Valorizar ativamente, reconhecendo o que acontece ao seu redor e construindo seu presente e futuro dia a dia.

Olhe ao seu redor e observe as pessoas de sucesso. Sei que esse é um conceito relativo, entretanto, qualquer que seja o seu conceito de sucesso, tenho certeza que não inclui a passividade.

Existem várias competências comuns a quem tem sucesso e é feliz. Veja abaixo oito delas:

1. Planejamento

É a fase essencial de preparação, de coleta de dados, de pensar e definir o que você quer para o seu futuro.

O planejamento foi inventado, se é que posso falar assim, para dar direção ao que você deseja ou precisa realizar.

2. Crença ou Fé

Você acredita em si mesmo?

Seu desejo ou necessidade é forte o suficiente para enfrentar e superar os obstáculos que virão?

É disso que trata a crença, a fé: acreditar mesmo que você não veja, crer apesar dos problemas, confiar.

3. Flexibilidade

Encontrar outras alternativas para resolver um problema: é disso que trata a flexibilidade.

Se necessário reveja seu plano inicial de ação, porque é quase certo que algumas mudanças e correções de rota serão vitais durante o percurso.

4. Adaptabilidade

Encontrar novos caminhos é uma parte, a outra é alcançar os melhores resultados, ou seja, adaptar-se às correções de rota.

Flexibilidade e adaptabilidade andam de mãos dadas e uma não vive sem a outra.

De nada adianta encontrar alternativas de ação sem resultados, ou querer alcançar resultados sem se importar com o custo, também não é saudável ou nem mesmo ético. 

5. Esforço

Suor, força, vigor. Sim, suar a camisa é indispensável.

6. Ação

De que adianta pensar, refletir, pesquisar, planejar, se tudo ficar no papel ou no mundo das ideias?

Agir, praticar, manter uma atitude positiva para triunfar.

7. Bom Humor e Senso de Humor

Para alcançar o sucesso você precisa ser alegre, vibrante e positivo (bom humor), além de ser capaz de transformar situações desagradáveis em aprendizagem e reconhecimento positivo (senso de humor).

:)
Você pode alcançar seus objetivos sem eles? Sim, por outro lado possivelmente você estará sozinho nessa jornada, porque conviver com gente mau humorada é terrível! 

8. Tranquilidade

É um excelente tempero na sua vida.

Permite a você lidar, com habilidade, com diferentes tipos e níveis de dificuldades, não importa em qual aspecto ou fase da sua vida.

A tranquilidade dá a você a paz necessária para rever conceitos, traçar novas rotas, alterar o que é necessário para seguir em frente.


Agora é com você

Quero deixar algumas reflexões com perguntas poderosas que uso nos processos de coaching, para ajudá-lo na compreensão do seu momento de vida e quem pode ser vitais para o alcance do seu sucesso.

Quais sementes você tem plantado? Falamos sobre isso no início do post.

Essas sementes vão proporcionar os frutos que você deseja? Por que?

Qual é sua forma de valorizar a vida: passiva ou ativamente? Está feliz com isso?

Das oito competências que falamos, quais delas você tem e são bem desenvolvidas?

Quais as que você precisa aprimorar?

Qual é seu próximo passo para alcançar o sucesso que você quer?

Desejo muito sucesso a você.

Bjs e até breve!

Izabel

Dez Marcantes Frases De Steve Jobs

Jobs, ex-CEO do Apple. era um mestre na arte da comunicação.

De alguns anos para cá, especialmente após a sua morte, a internet se viu repleta de frases de efeito de sua autoria, sempre com caráter motivacional. Vejamos algumas:

* Não há motivo para não se seguir o coração… Nunca deixe de ter fome. Nunca deixe de ser insensato.

*Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixe aprisionar pelo dogma – que é viver segundo os resultados dos pensamentos de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros sufocar sua própria voz interior.

* A morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Tira o velho do caminho para dar lugar para o novo.

* Você não pode ligar os pontos olhando para a frente; você só pode fazer isso olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos irão se conectar de alguma forma no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, karma, seja o que for. Esse modo de encarar as coisas nunca me deixou na mão e fez toda a diferença na minha vida.

* Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço de evitar a armadilha de achar que você tem algo a perder.

* Estamos sempre pensando em novos mercados para entrar, mas é só dizendo não que você pode concentrar nas coisas que são realmente importantes.

* Na maioria dos vocabulários das pessoas, design significa superfície. É decoração de interiores. É o tecido da cortina e do sofá. Mas, para mim, nada pode estar mais distante do signficado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana que acaba se expressando em sucessivas camadas externas do produto ou do serviço.

* Nada me deixa mais feliz do que receber um email de uma pessoa qualquer no universo que acabou de comprar um iPad no Reino Unido e que me conta como é o produto mais bacana que ela já trouxe pra casa em toda sua vida. Isso é o que me motiva.

* Simples pode ser mais difícil que complexo. Você tem que trabalhar muito para chegar a um pensamento claro e fazer o simples.

* Picasso dizia que ‘bons artistas copiam e grande artistas roubam’. E eu nunca tive vergonha de roubar grandes ideias… Acho que parte do que fez a Macintosh grande foi que as pessoas trabalhando aqui eram músicos e poetas e artistas e zoólogos e historiadores que por acaso eram também os melhores cientistas da computação do mundo.


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como Sabotamos A Nossa Vida Sem Perceber

A vida não é como uma linha reta. 

Ela não é um conjunto de horários e de gráficos. 

Não há nada errado se você não terminou os seus estudos numa determinada idade, se você é casado ou não, se encontrou um emprego estável ou se começou a formar a sua própria família, etc. Você necessita entender que, se você não se casou com seus 25-30 anos, se não se tornou vice-presidente aos 33 ou se não encontrou a felicidade na idade X, ninguém pode julgá-lo ou condená-lo.

E, se porventura alguém o fizer, isso de nada importa. Você pode questionar o caminho traçado a qualquer tempo. Pode dar um tempo a si mesmo para parar e descobrir o que, de fato, o inspira. Você tem direito a esse tempo (muitos se esquecem disso).

Não raro começamos o planejamento das nossas vidas no colegial e assim seguimos os planos. Com base nesses planos vem o curso a ser estudado, o trabalho a executar…

Depois de um tempo, levantamos todas as manhãs e vamos ao trabalho, não por livre escolha diária, mas porque devemos confirmar a decisão que tomamos um dia.

Mas um dia acordamos em meio à mais profunda depressão, intuimos que nos prende e que não nos deixa viver plenamente, mas não saberemos do que se trata. Assim, destruímos nossa vida.

Destruímos nossa vida escolhendo a pessoa errada.

Por que será que é tão grande a nossa ânsia por relacionamentos? 

Por que somos tão obcecados pela a ideia de “estar” com alguém e não com a de “ser” alguém? 

Esse sentimento que nasce da necessidade de dormir com alguém que esteja ali para suprir a nossa necessidade de atenção e não os nossos verdadeiros sentimentos, não é o tipo de amor que vai nos inspirar a acordar às 6h da manhã e abraçar a pessoa que dorme ao lado.

É preciso encontrar um amor que nos transforme no melhor que somos. 

Não nos ceguemos no vazio do “não quero dormir sozinho”. Estar sozinho é bom. Passe algum tempo com você mesmo, coma sozinho, durma sozinho e, dentro de algum tempo, você encontrará coisas novas e interessantes sobre você, coisas de que nem suspeita. Você vai crescer como pessoa e encontrará o que o inspira, será de fato o dono dos seus sonhos e crenças.

Quando chegar o dia de encontrar aquela pessoa que faça cada uma das células do seu corpo dançar, você se sentirá confiante com ele ou com ela, porque tem confiança em si mesmo. É preciso saber esperar!

Destruímos nossa vida ao permitir que o passado tenha controle sobre nós. 

Na vida flui… Essa é a sua principal característica! 

Nela, há decepções, frustrações, dias em que você se sente um nada… 

Esses sentimentos chegam fortes e de malas feitas. Parece que vieram para ficar por muito tempo, mesmo, mas não devemos permitir que eles nos controlem.

Se você permitir que cada situação desagradável se torne o prisma que define sua percepção das coisas, verá o mundo de forma negativa e distorcida. E, se você permitir isso, corre o risco de ficar parado num mesmo lugar por anos, por estar convencido, por exemplo, de que é estúpido; de deixar passar o amor, porque você sente que a sua ex lhe deixou por não ser bom o suficiente e agora você não acredita em mulheres (ou nos homens).

É como um círculo vicioso. Se não se permitir deixar o seu passado para trás, você continuará a ver o mundo através da janela suja do passado.


Destruímos nossa vida quando nos comparamos com os outros. 


A quantidade de seguidores que você tem no Instagram nada diz do seu valor como pessoa. 

O número de zeros à direita em sua conta bancária não terá nenhum efeito real sobre a sua compaixão, inteligência ou felicidade. Alguém que tenha duas vezes mais propriedades do que você poderá não experimentar um tipo especial de alegria.

Sinceramente? O fato de aquele velho colega de faculdade ter postado fotos no Facebook naquele resort fantástico ou no hotel mais bacana da cidade não faz a menor diferença na sua vida. Todo mundo sabe disso, mas, ainda assim, muitas vezes se compara e se sente “por baixo”, nessas situações.

Estamos presos no falso mundo das redes sociais, ainda que provavelmente isso não nos leve à morte, mas nos destrua gradualmente ao criar em nós a necessidade de nos sentir “importantes” e pressionar os outros para que também sigam esse ideal.

Destruímos nossa vida ao nos privar das emoções. 

Tememos que os outros saibam o quanto significam a nós.

Muitas vezes, o interesse por alguém pode parecer até uma loucura. Sim, expressar as suas emoções por alguém faz com que você se torne um pouco mais ’vulnerável’, mas não há nada  errado com isso; pelo contrário: pode ser algo mágico e encantador desnudar a alma e mostrar-se honesta e integralmente.

A pessoa a quem você ama tem o direito de saber o quanto ela o inspira. 

Diga, por exemplo, à sua mãe que você a ama. Diga isso mesmo quando você estiver diante dos seus amigos ou nas redes sociais. Seja forte o bastante para não permitir que a sua alma se torne uma pedra.


Destruímos nossa vida quando passamos a suportá-la ao invés de desfrutá-la.  Quando nos conformamos com menos do que desejávamos inicialmente, destruímos as possibilidades que vivem dentro de nós e é como trair a nós mesmos e a nosso potencial.

Quem disse que o próximo Michelangelo não está sentado agora na frente da tela do computador, organizando documentos alheios porque precisa para pagar as contas ou porque trabalhar assim é mais fácil do que buscar seus sonhos?

A vida, o trabalho e o amor estão inevitavelmente ligados entre si. Estejamos prontos para ver, na diversidade e na imprevisibilidade, a felicidade que a vida nos dá.

O texto foi livremente adaptado pela Equipe da Revista Pazes.